sábado, março 18, 2006

REDE GLOBO MANDA COMUNICADO A IMPRENSA


Fantástico exibe edição especial do documentário Falcão, de MV Bill e Celso Athayde

Seis anos percorrendo comunidades de todo o país. Mais de 90 horas filmadas. Depoimentos e imagens que revelam, como nunca foi visto antes, o universo dos menores de idade que trabalham no tráfico de drogas em periferias de Norte a Sul do país. Este é o material que serviu de base para que o rapper MV Bill e seu produtor, Celso Athayde, produzissem "Falcão - Meninos do Tráfico", um especial de 58 minutos, que o Fantástico exibirá no próximo domingo, dia 19. Trata-se do mesmo especial que seria exibido em agosto de 2003. Sem cortes e com um acréscimo de três minutos de novas imagens.

"O Falcão não é um caso de polícia, não é uma denúncia, não é uma lamentação. Falcão é sobretudo uma chance que o Brasil vai ter para refletir sobre uma questão do ponto de vista de quem é o culpado e a vítima. Falcão é uma convocação para que a ordem das coisas seja definitivamente mudada", diz Celso Athayde, diretor do documentário.

O especial do Fantástico usa uma linguagem direta, sem citar nomes, idades, sem narração e sequer localização para os depoimentos captados com os meninos. É a primeira vez que o programa abre este espaço - 58 minutos, divididos em três blocos - para tratar de um tema. "É a oportunidade de o telespectador se aproximar de uma realidade que, muitas vezes, as próprias comunidades desconhecem", explica Athayde.

"Eu não sei exatamente qual o papel desse documentário", diz MV Bill. "Solucionar eu tenho certeza de que não é. Mas é mais um instrumento para ajudar a pensar, repensar as leis dentro do Brasil, para que as pessoas discutam e vejam se é esse mesmo o Brasil que a gente quer. Ou a gente tem um Brasil só ou tem dois Brasis. E parece que estão cuidando mais de um e esquecendo do outro. Só que o outro tá crescendo e se transformando num monstro. Onde nós já perdemos o controle. Tá engolindo todo mundo.

"As 90 horas de material gravado também darão origem ao filme "Falcão - O Sobrevivente" a ser lançado em 12 de outubro, dia da criança. Antes disso, em 20 de março, um dia depois da exibição no Fantástico, será lançado o livro "Falcão - Meninos do Tráfico", contando os bastidores das filmagens. Tudo faz parte, segundo explicam MV Bill e Celso Athayde, de um grande projeto de conscientização social que inclui ainda o lançamento do disco "Falcão" do rapper MV Bill, em 18 de maio.

VAI PERDER!!!??

Nenhum comentário: