quinta-feira, março 09, 2006

Semana da Poesia

AGENDE-SE

Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia

CONVITE

O Secretário de Educação, Cesar Callegari, convida a todos para participar do 3º CAFÉ LITERÁRIO de Taboão da Serra.

APRESENTAÇÃO DO POETA SÉRGIO VAZ

Dia: 13 de março de 2006 A partir das 19hs
ENTRADA FRANCA Local: Auditório da Secretaria de educação
Rua Elizabeta Lips, 166 Jardim Bom Tempo Taboão da Serra-SP
Fone: 4788.5822
www.colecionadordepedras.blogspot.com

Dia Nacional da Poesia Casa das Rosas –
av Paulista, 37 14 de Março / 2006 – 19h

A Casa das Rosas, que desde o ano passado vem personificando o universo literário paulistano em seu endereço, abrigará no dia nacional da poesia (14 de março) um programa que celebrará a data com o recital Bardos Amigos e a ‘invasão poética’ do Projeto Identidade, onde se misturam sarau, performance, música etc. Inicialmente, a partir das 19h terá lugar no palco da Casa uma leitura pública da obra de alguns poetas feita pelos próprios: Celso de Alencar, Hamilton Faria, Sérgio Vaz, Moreira de Acopiara e Pedro Osmar.

Pensado pelo músico e compositor Esso Alencar como mais um ato do projeto “São Paulo Mais Poesia”, o recital Bardos Amigos quer afirmar a crescente importância da poesia no caráter cotidiano da cidade, evidenciando o significado do poeta e do poema, reunindo estes autores intérpretes num “concerto performático” em que agreguem múltiplas variações poéticas, estimulando assim, além da produção, o nascimento de novos grupos aptos ao desenvolvimento do exercício da poesia como sentido fundamental na atividade cultural da comunidade.

Em seguida, às 20h entra em cena o grupo do Projeto Identidade para conduzir uma variada e extensa programação que inclui declamação de seus integrantes e outros presentes, além do lançamento do segundo número do jornal literário O Casulo.

Conjugando música ao vivo e exposição de pinturas a outros recursos experimentais, o coletivo poético é formado por estudantes de Letras, Arquitetura, Direito, Jornalismo e Psicologia da USP, e vem atuando em sintonia com outras iniciativas dentro e fora do estado de São Paulo, realizando alguns eventos com a intenção de discutir, planejar e unificar tendências no segmento.

O evento terá entrada franca e acontecerá das 7 às 10 da noite.

POETAS: CELSO DE ALENCAR – poeta e declamador paraense, radicado em São Paulo desde 1972. É reconhecido entre os grandes talentos da geração de 70, autor de Arco Vermelho (1983, 1985 e 1992), O Primeiro Inferno e Outros Poemas (1994 e 2001), Sete (2002), A Outra Metade do Coração (CD- antologia poética), Testamentos (2003), entre outros títulos. Participou também de diversas antologias.

HAMILTON FARIA – publicou cinco livros de poesia e participou de dez antologias no Brasil e no exterior. Seu mais recente livro, “Súbitos Encantos para São Pedra e Espanto”, foi publicado pela Escrituras Editora em 2000, a mesma que publicará em abril o próximo, Haikuazes. Em maio receberá na França o Prix Thorlet, prêmio da Académie Française de Arts, Sciences e Lettres.

PEDRO OSMAR – artista múltiplo, além da música que cultiva com o Jaguaribe Carne, escreve para a poesia e o teatro. Atualmente residente em São Paulo, é criador do coletivo Musiclube.

MOREIRA DE ACOPIARA – nascido em 1961, viveu até os 20 anos entre os trabalhos da roça e a leitura de livros de bons autores brasileiros. Escreve desde adolescente e já publicou dezenas de cordéis. Faz palestras sobre o tema.

SÉRGIO VAZ – 41 anos, 4 livros de poesia (independentes), sendo o mais recente A Poesia dos Deuses Inferiores. Um dos criadores do sarau da Cooperifa (movimento cultural que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural).

Quem gosta de coisa boa, é só colar.

Bjozzzz