quarta-feira, abril 05, 2006

FESTA DE JONGO NO QUILOMBO SÃO JOSÉ

FESTA NO QUILOMBO SÃO JOSÉ

O quilombo São José é uma comunidade de 200 negros da mesma familia quepreservam o jongo, dança de roda considerada uma das origens dos samba trazidade Angola da região sudeste do Brasil colônia pelos escravos. Esta familiapermanece a 150 anos no mesmo lugar desde a escravidão, mantendo ricas tradições como o jongo, a umbanda, o calango, o terço de São Gonçalo, a medicina natural, rezas e benzeduras, agricultura familiar entre outras.

Até 2 anos atrás a comunidade não possuía luz eletrica, vivendo em isolamento. As casas de barro com telhados de palha, o candeeiro, o ferro a brasa e o fogão de lenha ainda fazem do cotidiano.

Programação

Missa Afro ao ar livre
Feijoada em beneficio da comunidade (valor não divulgado)
Capoeira Angola
Maculelê
Samba de Roda
Fado de Quissamã
Jongo do Pinheral
Jongo do Quissamã
Jongo do Quilombo São José
Confraternização entre os grupos
Benção da fogueira pela matriarca da comunidade Mãe Tetê em homenagem aos pretos velhos Roda de Jongo a beira da fogueira com a participação de todos os presentes
21 horas as 7 da manhã

- Inicio do Baile de Calango com a dança do calango rodado, intercalado com a roda de jongo na fogueira até o sol raiar (durante toda a noite, barraquinhas venderam comidas tipicas e artesantos do local eserão assadas batatas na fogueiras)

ADICIONAIS

Algumas informações importantes sobre o Quilombo São José que com certezapermitirá uma viagem mais tranquila e agradavel à todos.

A comunidade se localiza na Serra das belezas, no municipio de Valença a 3horas do centro do Rio de Janeiro.

Ao chegarmos na estradinha de barro que leva a Fazenda, é possivel perceber a falta de infra estrutura local.

A comunidade até o ano passado não possuia água tratada o que tornava dificil o consumo, assim como a festa é aberta e o número de participantes superou a marca de 500 pessoas torna-se impossivel oferecer condições dealojamento, banho e etc. Ou seja, O Quilombo é um lugar inesquecivel no meio literalmente do nada. De dia faz muitoooooooooo calor e a noite muitoooooooooo frio.....de verdade meu povo. Acreditem.

Sairemos daqui no sábado as 00:30 estourando 1 da manhã para que possamos descansar no trajeto e aproveitar toda a festa....Logo pela manhã mais ou menosas 10:00 tem uma missa afro bem tradicional, com muito misticismo eenergia.....depois é SÓ FESTA.....e acreditem não pára até o sol raiar.

Só quem já foi para confirmar....mais os tambus (instrumentos tocados pelos homens da comunidade na roda de Jongo) só param quando o sol forte do domingo começam a incomodar .....(se é que incomodam)

Bem..... tem pessoas de todo o Brasil na festa, em maior número é claro do Rio de Janeiro. O mais interessante desta grande festa é que as pessoas comparecem são ativistas, homens e mulheres que buscam conhecimento, ancestralidade, harmonia, alegria e principalmente paz de espirito, pois é assim que todos saem deste grande encontro.

Para sua viagem ser 10 é recomendável levar:
- Barraca (quem não tiver, terá que dormir no ônibus - Não há acomodações)
- Cobertor (faz um frio da p.... a noite - é terrivel mesmo...eu garanto)
- Agasalho ( mesmo próximo da fogueira o negócio pega lá pelas tantas da madruga)
- Roupas leves e frescas (Durante dia parece sertão....)
- Água em litro ( Gente ... isto é sério....água é suspeita, lá se vendegarrafinhas de água para quem preferir comprar na comunidade)
- Bobeirinhas para comer ( É vendido também comidas e bobagens,mas tem muitagente também com fome, ou seja, muita gente em filas ..... vale a pena levaralguma coisa para ir comendo e não se stressar tanto )
- Lenços umedecidos ou coisas parecidas ( Não tem como tomar banho....até temuma estrutura montada mais ou menos com chuveiro que cai gotas de água e que muitas pessoas enchem um balde e toma o famoso banho de gato....mas ae é com cada um)

Saimos no sábado a meia noite e voltamos no domingo as 14:00 (saida do quilombo)

A viagem é de aproximadamente 6 horas + ou -

A proposta é levar 2 ônibus, o primeiro está quase fechado....então paragarantir sua reserva será necessário realizar o pagamento o quanto antes.
Banco Bradesco
Agência 548
Conta Corrente 74912-5
Angela Damasceno Gonçalves

Valor módicos IDA E VOLTA de R$ 60,00 (valor em parte subsidiado)

A garantia da reserva se dará após o valor pago, devido a grande procura. Podendo ser pago em 2 X ( Março/ Abril - não havendo possibilidade de devolução do dinheiro em caso de desistência)

telefones de contato 011- 3486-1082 (res) 011- 9294-7207 (cel)
culturapopularsp@yahoo.com.br

Então cachorros preferidos, quem puder ir, vá e me conta como foi!!!!

Bjozzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Um comentário:

Anônimo disse...

POxa....To loca pra ir no encontro...mas a Angela disse q os ônibus estão cheios....POr favorrrrrrrrrrrrrrrrr...se sobrar uma vaguinha me avisem.....Muito muito agradecida..... Karina
karina.esposito@gmail.com